top of page
Buscar

Semana de debate sobre 60 anos do Golpe Militar é realizada na UEMG-Passos

  • Raissa Bicalho
  • 2 de dez. de 2024
  • 2 min de leitura

Nos dias 18,19,21 e 22 de novembro, foi realizado, no Bloco Principal e no Bloco 6 da UEMG – Passos, o “Historiando - 60 anos do Golpe Militar em MG: Novos Olhares e Perspectivas”. O evento foi criado em 2023 pelo Centro Acadêmico do curso de História, Dandara dos Palmares, com o objetivo de trabalhar a historiografia de Minas Gerais.


ree

A programação contou com mesas redondas, cine debates e o lançamento do livro “Contos da Cela Três: Memórias de uma Presa Política da Ditadura” de Amelinha Teles, sobrevivente do Regime Militar (1964-1985). Além disso, ocorreu a exibição do Documentário “O Grande Irmão – O Dia que Durou 21 Anos” com a participação do diretor Camilo Tavares e Marina Adams, da Brown University.

Todos os dias contaram efetivamente com a colaboração do Centro de Memória Social, o projeto Ditadura em Minas Gerais e o Núcleo de Estudos do Tempo Presente. Além da idealização da professora Janaína Teles, coordenadora do curso e filha de Amelinha Teles.


ree

De acordo com Bruna Ferreira Lopes, graduada em História na UEMG e que atua na universidade por meio do projeto “A Ditadura em Minas Gerais - História, Memória e Historiografia”, o evento buscou promover o entendimento da importância da perspectiva mineira diante os desdobramentos do Golpe Militar de 1964. “O Historiando faz com que entendamos nossa história como interior, pois é comum a historiografia focar nas grandes metrópoles, como Uberlândia, Belo Horizonte, Juiz de Fora. Mas temos que entender que o interior também foi afetado por essas articulações”.

Para Paulina Rattis de Oliveira, ex-presidente do Centro Acadêmico de História, esse tipo de programação auxilia e fortalece os campos de pesquisa e o acesso à informação na própria universidade. “Eventos assim levam o aluno a outro ambiente, um local diferente da sala de aula de todos dias. É outra experiência e uma oportunidade de ouvir coisas inovadoras vindo de especialistas sobre o assunto, então para mim, assim são essenciais e enriquecem muito a nossa formação”.


ree

 
 
 

Comments


© 2023 por RAE - UEMG Passos

bottom of page