Restaurante Universitário (R.U) terá refeições por R$ 4,00 e opções vegetarianas
- Yngrid Horrana
- 11 de out. de 2024
- 2 min de leitura
O restaurante universitário (R.U) da Universidade do Estado de Minas Gerias (UEMG), Unidade Passos, deve ser inaugurado até o fim deste ano letivo, que se encerra em fevereiro de 2025, segundo informações do vice-diretor Vinicius de Abreu D’Ávila. A data será definida após encerramento da licitação dos últimos móveis e da contratação da empresa terceirizada que gerenciará o espaço. Entre as segundas e sextas-feiras, o R.U fornecerá almoço e jantar no valor de R$4,00 por refeição. Aos sábados, servirá somente almoço. Alunos contemplados pelo auxílio alimentação do Programa Estadual de Assistência Estudantil (PEAES) terão acesso gratuito às refeições.

De acordo com o vice-diretor, inicialmente, o R.U será de uso exclusivo dos estudantes da UEMG, tendo capacidade para comportar 180 pessoas sentadas ao mesmo tempo. D’ávila também informou que o cardápio diário do R.U contará com opções vegetarianas e água à vontade. Demais bebidas como sucos e refrigerantes serão incluídos no cardápio de refeições especiais, previsto para ocorrer sete vezes ao ano, com comidas típicas em datas comemorativas. “Acreditamos mais que irá ampliar a permanência dos estudantes e diminuir a taxa de evasão”, afirma.
Conforme resultados do formulário divulgado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UEMG Passos, o cardápio deve atender alguns requisitos, com base nas restrições alimentares alegadas pelos 505 estudantes que responderam ao questionário disponibilizado no mês de junho. Os dados mostram que 5,94% dos estudantes são vegetarianos, portanto não consomem carne de origem animal; 0,9% são veganos; 12,87% vivem com intolerância à lactose e 38,21% possuem outras restrições, sejam por motivos de saúde, princípios religiosos ou outros.
No caso de Bárbara Patrocínio, estudante do 2º período de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, que não consome algumas carnes de origem animal, as expectativas são de que a variedade no cardápio do R.U incentive os discentes a terem uma alimentação mais saudável. De acordo com ela, a rotina de estágios em tempo integral é outro fator que, muitas vezes, exige uma alimentação repetitiva e comidas rápidas, como ultraprocessados. "Pretendo almoçar e jantar no R.U, pois é um valor acessível para todos, inclusive para minha realidade. Além disso, acho necessário ter opções veganas, pois não como carne vermelha, nem de porco e nem peixe, tendo essa opção será mais fácil para comer alguma proteína”.
Comments