Professores do ensino superior lançam livros de poesia
- Letícia Rodrigues
- 26 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
No dia 9 de novembro, a professora da Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG-Passos, Rosângela Ferreira Borges e Paulo Emílio de Paiva Bonillo Fernandes, ex-professor da instituição e escritor, lançaram seus respectivos livros, “Um pé em Plutão e outro em Saturno” e “A noite atira sóis ao infinito”, no Instituto Motirõ, na cidade de Passos. O evento contou com a participação de aproximadamente 40 pessoas.

A professora descreveu o encontro como um momento de emoção e encontro poético; além de contar sobre a temática de seu livro, houve uma roda de conversa e discussões sobre diversos temas. Já o autor Paulo Emílio afirmou que foi uma experiência marcada pela leveza, pois ambos já atuaram juntos como acadêmicos e agora como autores. “Não ficou algo professoral, com cara de palestra, descobrimos muitos pontos em comum entre nossa escrita”.
Além disso, os dois também estiveram presentes na 22ª Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), na cidade de Paraty-RJ, que aconteceu entre os dias 9 e 13 de outubro. Trata-se de um evento que promove a literatura e discussões sobre temas atuais. Rosângela Ferreira participou como mediadora da roda de conversa “O impacto das transformações globais na produção e no consumo de literatura”, em que discutiram sobre as mudanças cada vez mais rápidas que o mundo vem passando, além de expor seu livro de poesias. “É muito bacana ser uma escritora contratada, foi bem legal ir para a FLIP como uma autora oficializada, muito emocionante. A cidade toda respirando arte e manifestações artísticas”. A autora ainda destaca a importância da participação de acadêmicos no meio literário e defende que o encontro de diferentes campos do conhecimento é sempre muito produtivo.

Paulo Emílio, por sua vez, fez o lançamento de seu livro na FLIP, ele conta que participou com sua editora, Patuá, e que foi uma oportunidade de troca de experiência entre autores, além de realizar a sessão de autógrafos.

Comments