Laserterapia para melhora de dores é tema em projeto desenvolvido por estudantes de Educação Física
- André Castro
- 24 de mar. de 2023
- 2 min de leitura
Projeto desenvolvido por estudantes do curso de Educação Física com a orientação da Professora Doutora Fernanda Rossi Paolillo na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Unidade Passos, desenvolve estudo inédito que possibilita o tratamento de dores por meio de laserterapia. A luz do laser promove efeito analgésico e anti-inflamatório, isso permite a realização de vacuoterapia promovendo estímulos que resultam no aumento do fluxo sanguíneo, relaxamento muscular e tratamento da dor. A pesquisa foi iniciada em 2022, mas com o sucesso dos atendimentos clínicos, os estudos permanecerão ativos em 2023 com a realização de mais terapias.
O objetivo do projeto é realizar avaliações físicas e usar as novas tecnologias para auxiliar no bem-estar das pessoas. Os estudos mostraram que a dor nas costas ocorre, principalmente, em trabalhadores que permanecem sentados por período prolongado. Dessa forma, foi realizada aplicação sinérgica da vacuoterapia e da laserterapia que se mostrou efetiva no tratamento dos indivíduos, além de resultar em aumento da mobilidade dos ombros e em maior flexibilidade da coluna, melhorando a qualidade de vida das pessoas que participaram do tratamento.
De acordo com Fernanda, “A intensidade da dor nas costas teve uma redução de 80%, enquanto a mobilidade dos ombros e a flexibilidade da coluna tiveram um aumento de 45%”, ressaltando a eficácia do laser. Além disso, a coordenadora do projeto revela que a oferta do tratamento será expandida para mais pessoas, basta entrar em contato com a equipe por meio do endereço eletrônico fer.nanda.rp@hotmail.com. A terapia é realizada por dois meses, com atendimentos semanais e duração aproximada de 45 minutos por sessão. O equipamento é aplicado na região lombar, torácica e cervical”.
O projeto foi desenvolvido por três estudantes bolsistas do curso de Educação Física, Marco Antonio Carneiro de Jesus, Danielle Izabel Assis Chaves e Gabriella Dalarmi de Menezes) sob a orientação da Profa. Dra. Fernanda Rossi Paolillo.
Comments