top of page
Buscar

GEF promove palestras e debates sobre o combate à violência contra a mulher

  • Foto do escritor: Thatiany Araújo
    Thatiany Araújo
  • 24 de ago. de 2023
  • 2 min de leitura

Na UEMG – Unidade Passos, o Grupo de Estudos Feministas (GEF) busca informar as mulheres sobre seus direitos, conscientizá-las sobre a importância da igualdade de gênero e discutir pautas e teorias feministas por meio de palestras, reuniões e rodas de conversa.


ree

O GEF conta com o projeto de extensão “Letramento de gênero: ações para a mitigação da violência física e simbólica contra a mulher”, que realizará uma reunião online no dia 24 de agosto, com a Psicóloga Dra. Ana Cristina Costa Figueiredo, sobre o “Agosto Lilás”. Júlia Marques, estudante de jornalismo e participante do grupo, reforça que as atividades realizadas são abertas a toda comunidade, tanto a acadêmica quanto a externa.


ree

“Agosto Lilás” é o nome dado à campanha que promove a conscientização pelo fim da violência doméstica e familiar contra a mulher. Neste mês, intensifica-se a divulgação dos serviços especializados da rede para atendimento e proteção à mulher nos diferentes tipos de violência (física, psicológica, sexual, patrimonial e moral) e ampla informação quanto aos mecanismos de denúncia existentes.


A campanha surgiu em 2016, em comemoração aos 10 anos da Lei Maria da Penha, e em setembro de 2022 foi sancionada a Lei 14.448/2022, que “institui, em âmbito nacional, o Agosto Lilás como mês de proteção à mulher”. Desse modo, estados e municípios devem promover ações que visem a conscientização da sociedade sobre a necessidade do enfrentamento das diversas formas de violência contra a mulher, como mobilizações, palestras, rodas de conversa e produção de materiais educativos.


Como denunciar um caso de violência doméstica


As denúncias de violência contra a mulher podem ser realizadas em delegacias e órgãos especializados ou na Central de Atendimento à mulher, no Ligue 180 ou no endereço de e-mail ligue180@spm.gov.br. O serviço registra e encaminha as queixas aos órgãos competentes, bem como fornece informações sobre os direitos da mulher, como os locais de atendimento mais próximos e apropriados para cada caso.


Em Passos, desde 2020, existe a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), que está localizada na Avenida Arouca, 753, na área central do município. A Deam faz parte do Centro de Referência e Atendimento à Mulher de Passos, que integra o setor de Polícia Judiciária aos serviços de psicologia, assistência social e saúde, e por isso funciona como um local de denúncia, atendimento, acolhimento e proteção da mulher.

 
 
 

Comments


© 2023 por RAE - UEMG Passos

bottom of page