top of page
Buscar

Estudantes de Jornalismo da UEMG Passos realizam visita técnica para a EPTV em Ribeirão Preto

  • Foto do escritor: Débora Meira
    Débora Meira
  • 24 de out. de 2023
  • 2 min de leitura

Os alunos do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Passos, realizaram na sexta-feira, 6, uma visita técnica para a EPTV em Ribeirão Preto (SP). Durante o passeio, os estudantes conheceram setores de informática, rádio e telejornalismo da emissora, guiados por profissionais que explicaram o funcionamento de cada local.


ree

De acordo com uma das estudantes que organizaram a viagem, Tainá Bruna, todos os anos o 8º período do curso de Jornalismo realiza essa atividade. “Essas visitas contribuem para que os alunos adquiram experiência, entendam mais da profissão e decidam qual área seguir”.


Para a aluna de Jornalismo que esteve na visita técnica, Anna Victoria Santos, a melhor parte foi conhecer a rádio da emissora. “Eu sempre fiquei em dúvidas com essa área e com certeza não queria seguir esse caminho, mas quando a coordenadora explicou como tudo funcionava e falou da importância para todas as outras áreas do jornalismo, eu me apaixonei”, afirmou a estudante que teve o primeiro contato com radio jornalismo durante o passeio, por ainda estar no 4º período.


“Sem dúvidas, conhecer a parte técnica foi muito bom para ter noção de como será o meu dia, caso eu siga nessa área, e ver como tudo acontece para o telejornal funcionar, a correria e todos os métodos usados”, disse. De acordo com Anna Victoria, a viagem foi importante, pois causou impacto sobre como o jornalismo funciona, pois, segundo a estudante, o conhecimento teórico adquirido em sala de aula por vezes não pode ser aplicado na prática, devido à falta de equipamentos e investimentos nos cursos de Comunicação.


ree

Segundo o jornalista e supervisor da Redação Agência Escola (RAE) da UEMG Unidade Passos, João Caires, as visitas técnicas são necessárias, pois contribuem para a formação acadêmica. “Com elas o discente pode ter um contato mais direto com as práticas reais de sua graduação, além de conhecer profissionais especializados da área e criar networking para futuros estágios, parcerias e oportunidades de inserção no mercado de trabalho”.


Conforme Caires, apesar das Instituições de Ensino Público muitas vezes não conseguirem suprir financeiramente viagens como essa, é inspirador ver que isso não impede o corpo discente de organizar tais iniciativas, mostrando a ambição por conhecimento que possuem.


 
 
 

Comments


© 2023 por RAE - UEMG Passos

bottom of page