Cursos de comunicação recebem novo equipamento para aulas práticas
- Giovanna Vicentini
- 30 de mai. de 2023
- 2 min de leitura
O Teleprompter, também chamado de “TP”, é um equipamento que foi pensado para projetar textos através de um monitor e sua principal função é auxiliar profissionais que trabalham em frente as câmeras a conduzirem suas falas ao mesmo tempo que olham diretamente para a câmera. Ou seja, o apresentador não precisa olhar um papel para checar as informações ditas, o que pode atrapalhar a comunicação e conexão com o público.
O “TP” surgiu na década de 1950, mas de uma maneira um pouco distinta da que conhecemos hoje. O idealizador tinha o objetivo de criar um sistema que possibilitasse que apresentadores lessem as notícias ao mesmo tempo que olhassem para a câmera. O primeiro teleprompter consistia em rolos de papel com o texto impresso, instrumento que foi muito usado em convenções políticas.
Com o passar do tempo o equipamento foi aprimorado para monitores de vídeo, que substituíram o papel e hoje, existem diversos modelos e tamanhos de teleprompters, desde os menores portáteis até os mais profissionais para produção em larga escala. O curso de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e demais cursos que estudam a produção audiovisual se utilizam muito desse recurso, que atende cerca de 250 estudantes.
Com a reforma do Bloco 06 da UEMG, o estúdio de TV (onde o Teleprompter está instalado) e o estúdio de Rádio se juntaram e estão localizados na mesma sala, no Bloco 02, no andar acima da biblioteca e está disponível aos discentes e docentes da universidade. Para utilizar o aparelho é necessário agendar seu uso, os docentes devem enviar um e-mail de solicitação para raimundo.silva@uemg.br. Os fiscais da compra foram os professores Antonio Donizetti de Carvalho (coordenador do curso de Jornalismo), Samuel Ponsoni (chefe de departamento de Comunicação e Design) e o técnico responsável do estúdio de TV, Raimundo Silva.
Comments