Centro de Memória Social da UEMG Passos reúne 200 pessoas na 18ª Semana Nacional da Primavera dos Museus
- Yngrid Horrana
- 1 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Entre os dias 23 e 27 de setembro, o Centro de Memória Social (CMSocial), instituição museológica da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Passos, participou da 18ª Semana Nacional da Primavera dos Museus, iniciativa criada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que visa intensificar a relação entre os museus e a sociedade.

Por meio das palestras e exposição de debates, realizadas no Bloco 6 da UEMG Passos, o CMSocial recebeu cerca de 200 pessoas ao longo dos quatro dias de atividades, tendo como público majoritário os discentes do curso de História. Temas como os avanços e desafios da presença das populações negras e quilombolas nos museus, memória e resistência na América Latina, desafios da acessibilidade nos museus brasileiros, abordagens sobre a história da África nos livros didáticos e importância da ludicidade como metodologia de ensino estiveram em pauta e foram ministrados por docentes e estudantes da UEMG Passos e por historiadores do Centro de Memórias da Santa Casa.
De acordo com o historiador Pedro Paulo Abreu, analista universitário e supervisor do CMSocial, os palestrantes tiveram a opção de abordar qualquer tema vinculado à inclusão e acessibilidade, que neste ano foram os temas centrais da Primavera dos Museus, conforme determinação do Ibram. “Acessibilidade não é só colocar um corrimão ou uma porta maior, mas também assegurar que o museu seja acessado por qualquer pessoa, independentemente da deficiência. Também é crucial frisar a necessidade do acesso de pessoas em situação de vulnerabilidade social, como pessoas negras, pois os museus foram criados para a elite, então eles nunca foram muito acessados, costuma ser mais frequentado por acadêmicos ou por pessoas que já concluíram a graduação”, ressalta.

Ainda conforme Abreu, o interesse do público pelo evento superou suas expectativas. Ele conta que na 17ª edição as palestras ocorreram no modelo híbrido, devido à reforma do museu, o que ocasionou em um público menor do que o esperado. “Inclusive, agora o Centro de Memória já está aberto novamente ao público, no Bloco 6 da UEMG Passos [rua Doutor Carvalho, 1410, sala 612, bairro Belo Horizonte]. Para fazer as visitações é só entrar na nossa rede social [@centrodememoria.uemgpassos] ou também enviar um e-mail [cmsocial.passos@uemg.br], contendo informações como data e horário”.
Anualmente, o Centro de Memória participa da Primavera dos Museus, com intuito de aproximar a população passensse da sua própria história e apresentar o acervo de peças e materiais bibliográficos para a população. Além de palestras, o museu oferece visitas guiadas, oficinas e miniaulas.
Comments