Assembleia geral da greve movimenta UEMG-Passos
- Letícia Rodrigues
- 29 de mai. de 2024
- 1 min de leitura
Docentes, discentes e funcionários administrativos, participaram da Assembleia Geral da Greve na tarde do dia 24 de maio no Bloco Principal da UEMG, Unidade Passos. O principal objetivo foi a definição sobre a continuidade da greve, que resultou, por votação unanime, pela permanência da paralisação das atividades acadêmicas por tempo indeterminado.

Durante a Assembleia foram discutidas as pautas gerais da greve, como a defasagem salarial, a ausência de concursos públicos e a desvalorização da Universidade Pública. O tópico ressaltado foi o apoio da reitoria aos docentes, algo considerado inédito e muito importante para o fortalecimento da luta.
Além disso, pela manhã, houve o ato em defesa da educação pública, com a presença da presidente diretora estadual do Sindicato e representante de Minas na Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Marilda Abreu. O evento teve o apoio da Prefeitura de Passos, com a realização da manifestação dentro da Praça Geraldo da Silva Maia (Praça do Rosário), e contou também com a ajuda da Central Única dos Trabalhadores (CUT), que disponibilizou caminhão de som, quando professores e alunos expuseram cartazes e faixas que mostravam o motivo da manifestação.
Os manifestantes tinham como intuito mostrar a realidade da Universidade para a população, sobre como ela exerce um papel essencial e, em contrapartida, não é valorizada pelo governo do estado.
Comentários