AMBES promove conscientização contra o HPV
- Letícia Rodrigues
- 26 de nov. de 2024
- 1 min de leitura
Com o objetivo de trazer conhecimento e prevenção, o Ambulatório Escola (Ambes), projeto extensionista da UEMG-Unidade Passos, promove a campanha de conscientização à população contra o HPV, ou papilomavírus humano, uma infecção sexualmente transmissível e muitas vezes silenciosa. O Ambes realiza a divulgação de informações sobre os modos de prevenção contra esse tipo de infecção e disponibiliza preservativos, que é a principal proteção.

Além de capacitar profissionais para atuarem no combate contra o vírus, Geilton Xavier de Matos, coordenador do Ambulatório, conta que o projeto atua em parceria com a epidemiologia do município e, por meio dela, são realizadas palestras nas escolas com a distribuição de folhetos explicativos. Neles são encontradas informações relacionadas à vacina, à importância da prevenção e às principais consequências.
O profissional afirma que um outro modo de prevenção contra o HPV, que pode ocasionar o câncer de colo, além do uso regular de preservativo, é a redução do número de parceiros sexuais. Porém, caso seja confirmado o diagnóstico, o atendimento para o HPV é realizado na Estratégia Saúde da Família, a ESF do município. “O foco está nas lesões precursoras do câncer do colo, pois existem maneiras de preveni-lo”.
No caso das mulheres, o diagnóstico do HPV é confirmado pelo ginecologista por meio do exame ginecológico e do Papanicolau. Caso o médico encontre alterações no colo do útero, pode ser feita uma colposcopia. Já para os homens, o responsável pelo diagnóstico é o urologista, com exame físico ou peniscopia. Mesmo com vacinas e análises médicas, as prevenções devem ser mantidas.
Comments