2ª Feira de Inovação incentiva a integração entre universidade e sociedade
- João Caires
- 24 de jul. de 2023
- 2 min de leitura

Na última sexta, dia 21 de julho, foi realizada a 2ª Feira de Inovação da UEMG Passos, contando com a participação de estudantes, professores, funcionários e profissionais das áreas de saúde, nutrição, agronomia, engenharia ambiental e engenharia de produção. O evento deu foco no desenvolvimento da Agricultura Familiar, promovendo um rico intercâmbio de conhecimento e ideias.
A importância da integração entre a universidade e a sociedade foi evidenciada durante todo o evento. O professor Diogo Gontijo, responsável pela organização da feira, ressaltou que a troca de experiências entre esses dois polos é fundamental para o avanço científico e tecnológico do país. “O principal foco deste projeto é aproximar os alunos de problemas reais da sociedade, fazendo com que, desde os primeiros períodos da faculdade, eles consigam buscar soluções práticas e inovadoras para problemas simples do dia a dia, relacionando com os conteúdos aprendidos em sala de aula.”.

Durante a feira, foram apresentados diversos projetos que buscaram soluções inovadoras para as demandas da sociedade, como protótipos de hortas verticais para pequenos espaços, alimentos produzidos com ingredientes orgânicos, cooperativas de compostagem, campanhas de combate ao tabagismo e aplicativos de informações nutricionais.
Diogo ainda explicou que este tipo de atividade “traz novas perspectivas para os estudantes em relação ao mercado de trabalho, colocando-os diante de novas possibilidades que, antes de ingressarem no ensino superior, não haviam pensado.”.
A estudante do 1º período de Nutrição e porta voz do projeto “Colheita Fresca”, Angélica Brazão, destacou a importância do encontro para o incentivo à criatividade e ao empreendedorismo. "Essa feira é uma excelente oportunidade para nós, estudantes, mostrarmos nossas ideias e projetos inovadores. Além disso, a interação com profissionais de diversas áreas nos permite ampliar nosso networking e vislumbrar possíveis parcerias para futuros empreendimentos”.

Para os professores, a interação entre o ambiente universitário e a sociedade proporcionou um campo fértil para a troca de conhecimentos e para o fomento de ideias inovadoras, além de fortalecer a importância da universidade como protagonista do desenvolvimento científico e tecnológico da região. Certamente, esse encontro impulsionará a realização de futuros projetos que contribuirão para a melhoria da qualidade de vida de todos.
Comments